Influenciado ou Influenciador?
- Nathanael Almeida
- 3 de set. de 2015
- 3 min de leitura
"Eu quero ser como aquele cara” Escuto isso muitas vezes de alguns amigos meus mas nunca ouvi: “Quero ser como Cristo” Jesus era o cara, era legal, simpático, humilde, amoroso, calmo, inteligente e tantas outras qualidades que só ele teve, mas nos espelhamos em pessoas erradas.
Infelizmente, adolescentes influenciam adolescentes, é aí onde está o problema, durante toda sua vida você passa e passará por boas e más influencias, porém, na adolescência é aonde existe a maioria delas, principalmente as más e todas elas vem das amizades. Um exemplo claro de influencia; quando você vê um colega seu da escola que começa a ir a academia e começa a ganhar corpo, começa a ser mais visto em relação as meninas, você naturalmente, vai querer também isso para você; quando seu amigo começa a “pegar” geral na escola e fica enchendo seu saco a “pegar” todas também; quando aquele seu amigo que sempre está com você cola na prova de matemática e diz pra você colar também... Tudo isso são más influencias, cabe a você seguir ou não, mas devido toda a uma pressão feita pelos amigos você acaba cedendo e fazendo tais coisas.
Na Bíblia existe uma história, que retrata bem esse lance de má influencia, “Amnom tinha um amigo muito astuto chamado Jonadabe, filho de Siméia, irmão de Davi.”(2 Samuel 13:3) Amnom era filho de Davi e acabou se apaixonando por sua irmã Tamar, mas não tinha coragem ou não sabia o que fazer em relação a isso, ele tinha uma má influencia na vida dele, um suposto “amigo”, chamado Jonadabe, o texto diz que ele era astuto, que significa ''Hábil'' para fazer maldades, esperto, astucioso, e Jonadabe era muito esperto, quando soube que Amnom ardia de paixões por sua irmã, logo teve uma ideia para que ele tivesse relações com ela, mas como ele era astucioso, perguntou antes a ele o que estava acontecendo.
“Ele perguntou a Amnom: Filho do rei: por que todo dia você está abatido? Quer me contar o que se passa? Amnom lhe disse: Estou apaixonado por Tamar, irmã de meu irmão Absalão, Então disse Jonadabe: Vá para a cama e finja estar doente. Quando seu pai vier visitá-lo, diga-lhe: Permite que minha irmã Tamar venha dar-me de comer. Gostaria que ela preparasse a comida aqui mesmo e me servisse. Assim poderei vê-la." Amnom atendeu e deitou-se na cama, fingindo-se doente. Quando o rei foi visitá-lo, Amnom lhe disse: "Eu gostaria que minha irmã Tamar viesse e preparasse dois bolos aqui mesmo e me servisse". (2 Samuel 13:4-6)"
Amnom não era ingênuo, nem burro, sabia que o que estava prestes a fazer era errado, ele deveria ter corrido do seu “amigo”, conhecem o ditado: Má influencia, não influenciam boas cabeças? É tudo papo furado, Amnom sabia que ele iria praticar um grande pecado, ele não podia ter relações com sua irmã, mas acabou ouvindo Jonadabe e fez o que não devia, vamos mais à frente ao texto.
Amnom disse a Tamar: "Traga os bolos e sirva-me aqui no meu quarto". Tamar levou os bolos que havia preparado ao quarto de seu irmão. Mas quando ela se aproximou para servi-lo, ele a agarrou e disse: "Deite-se comigo, minha irmã". Mas ela lhe disse: "Não, meu irmão! Não me faça essa violência. Não se faz uma coisa dessas em Israel! Não cometa essa loucura. O que seria de mim? Como eu poderia livrar-me da minha desonra? E o que seria de você? Você cairia em desgraça em Israel. Fale com o rei, ele deixará que eu me case com você". Mas Amnom não quis ouvir e, sendo mais forte que ela, violentou-a. (2 Samuel 13:10-14)
Amnom deu ouvido a Jonadabe e acabou com sua vida, ela foi influenciado quando ele deveria influenciar, ele teve relações sexuais com sua irmã Tamar, que por tamanha vergonha rasgou sua túnica talar de mangas compridas e saiu nua sobre as ruas, porque ele mandará ir embora, ele ficou com vergonha de si mesmo do que tinha feito.
Podemos escolher o que vamos fazer, mas não podemos escolher as consequências geradas por nossas ações.
Mas e você? É fácil de entrar na moda só porque todos estão? É influenciado ou influencia? Temos que tomar cuidado tanto com quem andamos quanto como andamos, em todos os momentos, existem pessoas nos observando e quem sabe não somos influencias para elas? Boas ou ruins as influencias acabam trazendo consequências para a nossa vida.
Falaremos sobre pessoas que não foram influenciadas em um outro post e sobre pessoas que foram

Comentários